Pular para o conteúdo principal

SWAT LAKE CITY - por Rudy Gobert



Rudy Gobert

UTAH JAZZ

23 DE ABRIL DE 2018

SWAT LAKE CITY

 (traduzido por Felipe Muniz do @UtahJazzBrasil)



Vinte e cinco. Eu quero que você lembre do número 25.

Isso é quantos jogos o Jazz ganhou em 2014. Minha temporada de estreia.
É muito possível que você não soubesse disso. A menos que você seja um fã de verdade (grite, Swat Lake City), é muito possível que você não gaste muito tempo pensando sobre o Utah Jazz. Nós todos sabemos isso. Às vezes, ser esquecido é pior do que qualquer percepção negativa. Essa é uma das minhas lembranças do meu ano de novato. Lembro-me da minha visão do banco - ou, na verdade, do chão ao lado do banco, porque o banco estava cheio e eu era um novato. Eu me lembro de como era, estar tão perto do jogo, mas realmente tão longe. Lembro-me de como nos sentimos,  nos vendo perder mais de 57 vezes, e como nos sentimos ao ouvir a campainha final após cada derrota, e nos levantarmos e voltarmos para o vestiário. O foco nunca foi em nós - as entrevistas, o pós-jogo, os destaques. Estavam sempre nos vencedores. Parecia que éramos invisíveis.
Trinta e oito. Esse é outro número que quero que você se lembre.

Meu segundo ano no campeonato, vencemos 38 jogos. Joguei em todos os 82 jogos daquele ano e consegui muito mais minutos. Meus números melhoraram para oito pontos e 10 rebotes por jogo. E o mais importante (!):  Eu não estava mais sentado no chão ao lado do banco.

Nós estávamos indo na direção certa, e acho que havia uma razão principal para isso: temos Quin. Foi o primeiro ano de Snyder como nosso treinador.

Quin realmente me surpreendeu na primeira vez que nos encontramos. Foi no Training Camp em setembro de 2014. Eu tinha acabado de passar o verão jogando na Copa do Mundo pela seleção francesa. Para ser honesto, não achei que o treinador soubesse quem eu era. Uma das primeiras conversas que tivemos, ele veio até mim e disse que assistiu a todos os jogos em que a França jogou na Copa do Mundo.

Não era enrolação - ele estava falando de lances específicos de jogos específicos. Ele lembrou como perdemos para a Espanha na fase de grupos - por 24 pontos - e se lembrou também de como os enfrentamos novamente nas quartas de final e vencemos. Nós surpreendemos muita gente. A Espanha tinha os irmãos Gasol, Serge Ibaka, Ricky Rubio, uma grande equipe. Foi considerado um dos melhores times europeus. A França foi meio que esquecida naquele ano.




Eu lembro do que o treinador disse. Ele me disse que queria que eu jogasse todos os jogos do jeito que eu joguei contra a Espanha - que, desde que ele fosse meu técnico, ele iria me levar ao limite. Eu não o conhecia muito bem, mas eu poderia dizer que ele estava falando sério. Ele estava falando sério sobre treinamento e sério sobre a construção de uma equipe em Utah, que as pessoas não poderiam ignorar. Falou sério sobre trazer de volta a emoção e respeito que John Stockton e Karl Malone trouxeram pela primeira vez aqui. "Se você jogar como fez neste verão, nosso time será capaz de fazer qualquer coisa", ele me disse.

Ele me perguntou se eu estava disposto a fazer isso. Eu assenti.

No interior, eu estava pegando fogo.

Meu objetivo até aquele momento na NBA era apenas ter a chance de competir. Ninguém sabia meu nome durante meu ano de novato. Eu acreditava que, se conseguisse essa chance, as pessoas veriam. Eu precisava de alguém para me dar essa chance.

Grite forte, treinador.

Dezoito. Esse é um número engraçado para mim também. Eu acho que eu tinha 18 anos na primeira vez que fiz um corte de cabelo de verdade.

Antes disso, minha mãe sempre cortava meu cabelo. Ela é a pessoa mais trabalhadora que eu conheço. Ela sempre teve vários empregos de uma vez. Ela cortava cabelo, trabalhava em restaurantes - basicamente, qualquer coisa que ela pudesse fazer para sustentar eu, meu irmão e irmã. Eu cresci em Saint-Quentin, que é uma cidade de tamanho médio ao norte de Paris. Sempre tivemos o suficiente para comer e um teto sobre nossas cabeças. Nosso apartamento era muito simples. Era muito parecido com os projetos que você pode ver nas cidades americanas.

"Seja feliz com o que você tem", minha mãe sempre nos disse.

Meu irmão e minha irmã eram mais velhos que eu. Eu sou o caçula. Minha irmã mudou-se quando eu era muito novo. Meu irmão viveu conosco até que ele foi para a universidade aos 19 anos, e foi só quando ele saiu que eu realmente tive meu próprio quarto. Até os meus 11 anos de idade dividi o quarto com a minha mãe.




Olhando para trás, posso ver como era obviamente difícil para ela, trabalhar o tempo todo e cuidar de nós, mas ela nunca me fez sentir como se eu fosse um fardo - embora às vezes eu fosse um fardo.

Eu tinha uma quantidade louca de energia quando criança. Desde muito novo, eu estava me metendo em brigas na escola. Então, toda chance que ela podia, ela me colocava para praticar esportes depois das atividades escolares. Ela me colocou no karatê. Ela me colocou no atletismo. Ela me colocou no boxe. Quando eu tinha 11 anos, ela me colocou em um time de basquete. Foi quando comecei a me apaixonar pelo jogo.

De todos os esportes que minha mãe me obrigou a jogar, o basquete fez mais sentido para mim. Eu era mais alto que todas as outras crianças, e meu pai jogou basquete profissionalmente e para a seleção francesa nos anos 80 e 90. Então eu acho que o jogo também fazia parte do meu DNA. De repente, eu encontrei um lugar para colocar toda a minha energia extra. Comecei a receber atenção na escola - começou a parecer que eu poderia ter um futuro brilhante jogando basquete. E isso foi muito raro para alguém de Saint-Quentin.

Eu fui para o internato quando tinha 12 anos. Era cerca de uma hora do apartamento da minha mãe. Na maioria dos finais de semana, eu ia para casa. Ela cortava meu cabelo e me perguntava como estavam minhas notas. Essas são algumas das melhores lembranças da minha vida.

Minha mãe - ela sentia muita falta de mim. Quando eu ia para casa ou falava com ela no telefone, tentava não demonstrar quando estava com dificuldades. Lembrei-me de como ela precisava trabalhar o tempo todo para que pudéssemos comer e ir à escola, e como ela voltava para casa todos os dias exausta. Ela estava feliz em sacrificar tudo para que seus filhos tivessem sempre um futuro. Tendo apenas 12 ou 13 anos de idade, foi difícil. Eu não queria que ela se preocupasse.

Quando eu tinha 15 anos, mudei-me novamente - ainda mais longe - para a cidade de Cholet, a cinco horas de carro de nossa casa, para ir à escola, onde tinham um bom time de basquete. Isso significava que eu não podia mais voltar para casa nos finais de semana. Eu falava com minha mãe no telefone sempre que podia, mas só ia para casa algumas vezes durante as férias.

Nos três anos seguintes, joguei basquete para o time júnior do Cholet. Eu sei que foi difícil para minha mãe lidar comigo indo para tão longe e tão jovem - eu era seu caçula, e eu era muito mais novo do que meu irmão era quando ele saiu de casa. Ela se preocupava comigo o tempo todo - se eu estava aquecido o suficiente, se estava fazendo amigos ou se tinha o suficiente para comer. Mas ela sempre entendeu que eu estava fazendo o que eu queria. E mais do que tudo, ela sempre me incentivou a perseguir meu sonho.

Em 2013, descobri que meu sonho se tornou realidade. A única coisa era que eu estaria me mudando para este lugar que eu nunca tinha ouvido falar.

Salt Lake City.




Antes de vir para Utah, tudo que eu sabia sobre os Estados Unidos vinha da TV ou dos filmes. E eu não acho que um único dos programas de TV ou filmes que eu assisti tenha algo a ver com Utah, então eu não tinha ideia do que esperar quando cheguei aqui. A única coisa que eu realmente sabia sobre o estado inteiro de Utah, é que foi onde Karl Malone jogou.

A primeira vez que eu conheci Karl foi durante um treino, no meu ano de novato. Ele era o cara mais legal, muito prestativo. Ele me disse que estava animado para ver o que eu poderia trazer para o Jazz. Nós conversamos sobre coisas de homem grande e ele se ofereceu para me colocar em alguns exercícios. Sua resistência nesses treinos foi uma coisa reveladora. Quando penso nisso, só me lembro de seu antebraço. Eu estava guardando ele baixo e ele colocou um dos antebraços em mim. Era uma rocha. Este pode ser o homem mais forte que eu já vi na minha vida. Karl Malone, de 50 anos. A força com a qual ele deve ter jogado no auge - eu não consigo imaginar isso. Ele me fez querer ser um defensor melhor.

Eu sei que mencionei a Copa do Mundo como um momento decisivo para mim, mas tem havido muitos momentos desde que cheguei a Utah que nunca esquecerei.




Sempre me lembro de caras como Richard Jefferson, um mentor para mim quando era novato e não conhecia ninguém. Na verdade, toda a equipe do Jazz quando cheguei em 2013 me mostrou como ser profissional. Mesmo não tendo muito tempo jogando, e não estávamos ganhando muitos jogos, eu realmente não fui tratado como um novato. (Exceto pelo negócio de ficar sentado no chão). Uma vez que eu era convocado, eu fazia parte do time e ponto.

Vou lembrar do nosso primeiro Training Camp, que na minha mente era como se fosse um acampamento militar. Foi uma das semanas mais difíceis da minha vida. Eu percebo, olhando para trás, o quanto eu precisava para ver a complexidade do ajuste de um jogador júnior francês para um jogador de NBA. Vou lembrar como continuamos sendo esquecidos e esquecidos apenas por causa das primeiras temporadas. O técnico Quin nos lembraria de continuar trabalhando - continuar melhorando - pois aos poucos conseguiríamos a atenção e o respeito das pessoas.

Vou lembrar no ano passado, durante o All-Star Game - como me senti ao não ser selecionado. Como eu senti que merecia um lugar no All-Star game e não consegui, e parecia que ninguém fora de Utah estava falando de mim. Foi a primeira vez na minha carreira que me senti assim, e não era apenas o fato de que não estava no time, é que parecia não haver nenhuma conversa real sobre isso.
Vou lembrar no ano passado, sendo varrido na segunda rodada dos playoffs. E o período de entressafra, quando todos diziam que a ida de Gordon Hayward significava que teríamos que reconstruir.

Vou lembrar quando Donovan Mitchell chegou.

Eu tinha visto Donovan jogar pela primeira vez na Summer League, e meu primeiro pensamento depois de vê-lo foi: Ele pode jogar na defesa. Eu sempre vejo como um cara novo se aproxima da defesa - ele joga tão duro na defesa quanto ele faz no ataque? Donovan fez. Eu respeitava isso imediatamente. Quando ele marcou 41 pontos no seu segundo mês de campeonato ... caramba, eu sabia que ele ia ser especial.

Grite Donovan, nosso novato. Nosso melhor pontuador. O novato do ano.

Mas o que mais me lembro é o conselho da minha mãe.

Seja feliz com o que você tem.

Eu ainda estou. Estou feliz com nossa equipe, nosso treinador, nossa cidade. Vocês são os melhores.
Mas eu preciso fazer uma mudança na frase favorita da minha mãe. Espero que esteja tudo bem, mãe.
Seja feliz com o que você tem, mas saia e pegue o que é seu.

No primeiro dia do treino eu disse que estaríamos de volta aos playoffs este ano. Talvez algumas pessoas achassem que era uma aposta improvável. Nosso começo pode ter sido lento. Eu machuquei um dos meus joelhos, depois o outro, tudo em um mês. Mas na minha cabeça eu sempre soube que nós surpreenderíamos todo mundo. Agora estamos aqui e estamos tão saudáveis ​​quanto estivemos durante toda a temporada. Estamos tão confiantes também. Nós temos o melhor novato na NBA. Nós temos a melhor defesa na NBA. Nós temos um dos melhores treinadores. Mas ainda não temos o que queremos.




Eu vou deixar você com um último número.

19,911.

Essa é a capacidade máxima no Vivint Smart Home Arena. Qualquer equipe que queira um pedaço de nós terá que vir para Salt Lake City e lidar com todos os 19.911 de vocês. Talvez ninguém mais acredite em nós, mas isso é problema deles. Sabemos que ainda estamos sendo negligenciados. Em Utah, as pessoas já viram isso antes. Agora é a hora de pegar o que sabemos que merecemos. 

Agora é a hora de nos certificarmos de que eles nos ouvem.

E vamos precisar de todos vocês.

Cada um.

Para ler o artigo original, visite o The Player's Tribune: https://www.theplayerstribune.com/en-us/articles/rudy-gobert-utah-jazz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEM VITÓRIAS MORAIS - por Donovan Mitchell

Donovan Mitchell UTAH JAZZ 29 DE MAIO DE 2018 SEM VITóRIAS MORAIS  (traduzido por Felipe Muniz do @UtahJazzBrasil) Eu não queria sair do avião. Essa é uma sensação que nunca vou esquecer - não querer sair do avião. Foi difícil, cara.  O jogo acabou. A série acabou. A temporada acabou. Muitas coisas boas aconteceram nesta temporada. Muitas coisas mesmo. Mas então naqueles jogos contra Houston, de repente, foi tipo... bem, OK... Tudo foi desperdiçado. E agora era tarde e perdemos, e tivemos que voltar para casa. Eu acho que muitas pessoas, ao olhar para o nosso time do lado de fora... elas podem ter dito: “Oh, e essa temporada do Jazz? Essa temporada do Jazz foi uma vitória! ” É como se, só porque nós superamos as expectativas e tudo mais, de alguma forma isso era uma vitória. Um vitória moral. Mas o que você tem que entender é que nós não superamos nossas expectativas por sermos o tipo de equipe satisfeita com vitórias morais. Nós superamos noss